EDITORIAL: O professor e o operário.

Um tempo atrás publiquei uma imagem em uma rede social com a frase “A realidade é só um conceito”. Como estávamos entrando em férias escolares, alguns alunos começaram a curtir a publicação e em tom de descontração a dialogar comigo, segue o dialogo:Diálogo

(…) presos a conceitos criados sobre medida por uma classe dominante. Realidade, escola, ferias, curtição? O que é tudo isso, apenas palavras que perderam o sentido a partir do momento que paramos de refletir sobre elas e apenas as executamos. Um professor jamais poderia se desligar de suas funções igual faz um operário, simplesmente porque eu sou o que faço e se deixar de faze-lo deixo de ser eu. Portanto meus queridos, guardadas as devidas considerações, Não posso tirar ferias de mim mesmo! (…)

A questão é: o tipo de trabalho que exerce um professor é algo que está nele próprio, uma extensão do seu ser. Seja assistindo televisão, em cinema, em uma viagem de férias, etc. O professor sempre estará atento em coisas, conceitos ou exemplos que pode levar para a sala de aula.

Falo por experiência própria que um operário quando tira seu macacão, janta e toma um bom banho, ele vai dormir como uma pedra e no fim de semana ou nas férias, se nada o impedir, ele se desliga de sua atividade produtiva. Mas o professor não pode se desligar, pois ele é o que ele faz, a função que exerce é uma extensão de sua personalidade e suas ideologias.

Deixo claro que não estou desqualificando ou colocando em gênero de valor qualquer atividade de trabalho.

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: