Proposta de atividade para o nono ano (8° Serie) do ensino fundamental “História”

QUESTÕES PROPOSTAS PARA O 9° ANO (8°SERIE) DO ENSINO FUNDAMENTAL DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA. CONTEXTO DO SECULO XIX E XX – IMPERIALISMO, MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA AFRO-ASIÁTICA E GUERRA FRIA. TEMA CONCEITUAL – TEORIAS POLÍTICAS NO SÉCULO XX.

Existem questões dissertativas e de múltipla escolha, nas dissertativas deve-se utilizar NO MÍNIMO CINCO (05) LINHAS para responder e no máximo dez (10). Enquanto que as questões de múltipla escolha podem ser circuladas para marcar a resposta correta, sendo que apenas uma das alternativas de cada questão está correta. 

————————————————————————————————————————

QUESTÕES:

01- Entre 1784 e 1858, a Companhia das Índias Orientais britânica capitaneou a conquista econômica e política de diferentes regiões do território indiano. Através da formalidade burocrática e da força bélica se deu o domínio militar e cultural com a justificativa do Darwinismo Social e do Eurocentrismo. Se no século XVI a justificativa para a dominação dos povos americanos era a fé e a salvação cristã, explique o Darwinismo Social e o Eurocentrismo utilizados para dominar povos afro-asiáticos no Imperialismo, séc. XVIII – XIX e XX.

02- Preste atenção na imagem e no texto abaixo e responda conforme a questão!

Anúncio racista dos anos 1940.Entre os séculos XVIII e XIX, e a consequente expansão do Imperialismo capitalista industrial ao redor do mundo, as empresas começaram a explorar cada vez mais os anúncios publicitários. As propagandas eram associadas com apelo racista, pois refletiam o pensamento da sociedade da época.

 Era muito comum ver propagandas como essa da imagem ao lado, em que uma criança branca perguntando para a outra, que é negra propositalmente, o porquê da mãe não usar nela um determinado sabão, para que assim a criança negra ficasse branca. A ideia era mostrar o quão eficiente poderia ser o sabão, apelando justamente para uma situação puramente racista.

Com o final da Segunda Guerra Mundial e a consequente recessão pela qual boa parte do mundo passava, as indústrias e seus setores de marketing passaram a se preocupar com a ampliação do mercado e, dessa forma, começaram a se precaver de criarem propagandas racistas para não espantarem essa fatia do mercado, até então pouco explorada.

Foi só durante os anos 50 que os anúncios racistas foram sendo deixados de lado; ainda que nos Estados Unidos eles tenham vigorado por mais um bom tempo até que a comunidade negra ganhou direitos civis iguais às pessoas brancas.

QUESTÃO:

Por qual motivo as empresas capitalistas se desvincularam do apelo racista explicito em suas propagandas em meados da década de 1950?

a)      Por que o capitalismo mostrou para as grandes empresas que o preconceito contra diferentes povos era errado e todos deveriam ter direitos iguais.

b)      Por que o socialismo finalmente venceu o oponente capitalista e o mundo tornou-se melhor e mais justo e com igualdade e direitos iguais para todos.

c)       Por que quando a Segunda Guerra mundial acaba a Europa e os países capitalistas estão enfraquecidos e as empresas capitalistas necessitam explorar novos lugares como África Ásia e América do Sul.

d)      Por que na Segunda Guerra Mundial a luta por exploração da África e da Ásia trouxe benefícios para o mundo como o fortalecimento da Europa e a reflexão sobre o racismo e a necessidade de cooperação mundial.

e)      Por que o Imperialismo propiciou que a Europa dividisse seu conhecimento e sabedoria para o mundo extinguindo o preconceito e as diferenças sociais.

03 – Alguns princípios liderados por Mahatma Gandhi que levou à independência da Índia foram:

  • Satyagraha e ahimsa = manifestações e greves não violentes que reuniam toda a população.
  • Swadeshi = consumo da economia local e boicote dos produtos estrangeiros. Deixaram de se vestir e consumir produtos da cultura dos dominadores.
  • Swaraj = autogoverno – basicamente é o conceito que rejeita a autoridade britânica e sugere que cada povo é responsável por si mesmo sem que haja outro que o governe.

Veja aqui o documento completo!

-Explique como se deu o impacto destes conceitos na política e na economia da colônia britânica na Índia. E como esses princípios podem ser aplicados para melhorar as condições do Brasil.

04 – O Imperialismo é o processo de expansão de países capitalistas do século XIX e XX que instalavam suas colônias em países, principalmente, da África e da Ásia com intenção de manter o controle e influência política e econômica, tanto de forma direta como indireta. Por vezes o Imperialismo que também é chamado de Neocolonialismo, é confundido com o colonialismo do século XVI. A partir dos seus conhecimentos marque a resposta errada.

a)      O colonialismo ocorreu na Idade Moderna enquanto que o Neocolonialismo ocorreu na Idade Contemporânea.

b)      O Neocolonialismo exerceu dominação sobre África e Ásia, enquanto que o colonialismo se deu no continente americano.

c)       O Imperialismo é o processo pelo qual os europeus escravizaram os africanos e os exportaram como mercadoria para a América.

d)      Enquanto que no colonialismo a “justificativa” para dominar a América era a fé e a salvação cristã, o neocolonialismo usava como justificativa, o darwinismo social e o eurocentrismo.

e)      O Imperialismo é o processo pelo qual as colônias promoviam a dependência cultural, política e econômica das colônias.

05 – De acordo com as teorias políticas que estavam em grande movimento nos séculos XIX e XX. Explique o seguinte gráfico referente aos antagonismos entre o sistema capitalista e o sistema socialista em relação a forma como se organiza a sociedade nestes diferentes moldes.relação de poder entre socialismo e capitalismo.

06- De acordo com a charge, marque a resposta certa.

Charge capitalismoa)     O capitalismo é o sistema político-econômico onde todas as pessoas têm direitos iguais e todos podem enriquecer trabalhando e economizando. Pois neste sistema a hierarquia e as classes sociais não são necessárias!

b)       A anarquia e o capitalismo são politicas coexistentes!

c)    O capitalismo é o sistema político-econômico onde não existem divisões de classes sociais e a economia é planificada!

d)      O capitalismo é o sistema político-econômico que emprega o sistema de meritocracia alimentando-se da divisão social e das diferenças sociais.

e)    A única diferença entre o capitalismo e o socialismo e que no capitalismo todos são ricos, e no socialismo todos são pobres.

07 – Tendo-se conhecimento dos desastres da Primeira e Segunda Grande Guerra Mundial, e sabendo-se que a Guerra Fria foi decorrência desses conflitos armados onde o desenvolvimento cientifico cooperou com os interesses político e militares. Explique por qual motivo a Guerra Fria recebeu este nome “Fria” e é conhecida como paz armada?

08 – Quais são as grandes potências da Guerra fria.

a)      Tríplice Aliança e Tríplice Entente.

b)      Europa, Ásia e África.

c)       Estados Unidos e União Soviética.

d)      bolcheviques e mencheviques

e)      Alemanha nazista e união russa socialista soviética URSS.

09 – Qual é a relação que pode ser estabelecida entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a potencialização dos movimentos de resistência afro-asiático contra o Imperialismo europeu.

Documentos para a questão de numero dez (10), leia com atenção e responda.

Gravura Imperialismo

Documento 02: Resistência cultural – África:

 “Redemption Song” é uma canção escrita por Bob Marley em meado de 1979, quando já tinha sido diagnosticado o câncer que o levaria a morte. Secretamente em grande dor e a lidar com a sua mortalidade. “Redemption Song” tornou-se a obra dramática de despedida de Marley, com letras inspiradas no discurso do orador Marcus M. Garvey: jamaicano, assim como Marley. Considerado um dos maiores ativistas da história do movimento nacionalista negro.

  Garvey liderou o movimento mais amplo de descendentes africanos, criou um movimento de profunda inspiração para que os negros tivessem a “redenção” da África, e para que as potências coloniais europeias desocupassem o continente e partissem em retirada devolvendo a autonomia ao povo africano.

10- Com base nesses dados interprete os seguintes trechos da musica considerando o contexto do Imperialismo sobre a África e suas reminiscências.

BOB MARLEY “REDEMPITON SONG – CANÇÃO DE REDENÇÃO”

Documento completo aqui!

“Velhos piratas, sim, eles me roubaram,
Me venderam para navios mercantes (…)
Liberte-se da escravidão mental,
Ninguém além de nós pode libertar nossas mentes
Não tenha medo da energia atômica,
Porque eles não podem parar o tempo
Por quanto tempo vão matar nossos profetas?
Enquanto nós permaneceremos de lado olhando
Huh, alguns dizem que é apenas uma parte disto
Nós temos que cumprir inteiramente o Livro

————————————————————————————————————————

MATERIAL DE APOIO.

A Conferência de Bandung e o Imperialismo

Diferenças entre Colonialismo e Neocolonialismo.

Gandhi e o movimento de resistência ao Imperialismo britânico.

O Imperialismo britânico e a Revolta dos Cipaios.

Uma canção de resistência e redenção da África.

Sempre revise suas respostas antes de entregar! Veja se não esqueceu nenhuma sem responder e se preencheu os dados com seu nome, numero e serie corretamente.

BOA SORTE!

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

  1. essa pergunta esta muito difícil
    kkkkkkkk já curti sua PG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: