EDITORIAL: A ilusão no capitalismo e as origens de Silvio Santos.

Sempre quando ministro aulas sobre o tema de teorias políticas ou mais especificamente sobre capitalismo, falo sobre a ilusão de possibilidades iguais que o sistema nos apresenta. Uma falsa possibilidade de crescimento, enriquecimento e realização do sonho da vida feliz (ou o sonho americano para alguns), esse que o capitalismo nos diz ser possível com nosso trabalho.

Quando digo que isso é uma ilusão que alimenta o sistema, porque no capitalismo é necessário que haja poucos ricos e muitos pobres (um exercito de excedentes de mão-de-obra). E que ninguém vai ficar rico trabalhando e economizando, porque neste sistema só enriquece quem explora o trabalho alheio. Os alunos ficam meio desconfiados (como de costume).

Fico estrategicamente incentivando eles para dar o exemplo do Silvio Santos (quando consigo isso a aula fica divertida) Ai eles me falam – A mas, o Silvio Santos era pobre e hoje é rico!- Nesse momento dedico metade da aula para falar das origens do Señor Abravanel (Silvio Santos).

Señor Abravanel - Silvio Santos.

Señor Abravanel – Silvio Santos.

Logo escreverei uma postagem explicando com detalhes. Adianto que o objetivo que atinjo nessa aula é mostrar que o problema histórico das diferenças sociais (pobreza e riqueza) está muito mais ligado a uma herança cultural criada para perpetuar a aceitação da condição da miséria humana, do que o que o individuo possui ou não*. Mas por enquanto, fiquem com esse vídeo (clicando aqui!) e o seguinte artigo (mais ou menos) esclarecedor.

[Deixo claro que o que enfatizo aqui, é a questão cultural e não uma crítica à qualquer personalidade.]

*Um exemplo: Não da para dizer se um índio é rico ou pobre, ele tem tudo que precisa n natureza. Mas, quando uma industria de turismo ou de pesca se instala nesse ambiente, instala-se também as diferenças sociais. ————————————————–

A FAMÍLIA ABRAVANEL.

A família Abravanel é uma das mais antigas e distintas famílias judaicas sefarditas (judeus da região de Portugal e Espanha), cuja ascendência direta tem origem no Rei Davi. O verdadeiro nome de Silvio Santos, Senor, é uma alusão a Don (Señor) Isaac Abravanel, judeu do século XIV.

Don Isaac Abravanel.

Don Isaac Abravanel.

Don Isaac Abravanel era filósofo e estudioso da Bíblia. Foi ministro das finanças dos reis de Portugal e Espanha e financiou as conquistas daqueles impérios (As Grandes Navegações que levaram à chegada à América).

Quando os judeus foram expulsos da Espanha, tentou impedir a perseguição religiosa, mas não conseguiu. Ao invés de se converter ao cristianismo, seguiu junto com o povo judeu, tendo perdido toda a sua fortuna.

Silvio Santos, sendo descendente direto de Don Isaac Abravanel, remonta suas origens no seu programa.

FONTES: Portal SBT, e Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste” Universidade de Lisboa.

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: