Gandhi e o movimento de resistência ao Imperialismo britânico.

mahatma-gandhiNo início do século XX, com a Índia, outra vez, sufocada pelo Imperialismo britânico. Mahatma Gandhi (1869 – 1948), no qual Mahatma significa “A Grande Alma”, após retornar a Índia em 1914 (seu país de origem), propõe uma luta sem armas e sem sangue derramado, de acordo com os princípios que valorizavam a identidade indiana e a rejeição aos costumes estrangeiros, são eles:

  •  Satyagraha. É um termo hindu que pode ser literalmente traduzido como “Firmeza, ou constância, da verdade”. Mas no contexto da revolução liderada por Gandhi alia-se com o conceito de ahimsa “não violência”. Assim entendido, é a forma não violenta de protesto, que tinha como intuito a desobediência civil e manifestações de greves como meio de atingir a revolução.
  • Swadeshi – autossuficiência local – promovido por Gandhi. Trata-se de um boicote de vários produtos não indianos, principalmente os que são de origem inglesa. Essa seria uma forma de enfraquecer o comercio local dos produtos britânicos e de libertar o povo das “algemas mentais” que os-forçava a esquecer sua cultura [podemos aqui fazer um parêntese com o nosso consumismo, deixo em aberto]. Junto com este boicote Gandhi sugeria também, que os indianos voltassem a vestir o  khadi, roupa indiana típica tecida artesanalmente. Uma forma de reencontrar sua identidade e fortalecer a economia do país.

Gandhi tecendo roupa indiana de acordo com o conceito de •	Swadeshi

”A minha definição de Swadeshi é bastante simples. Não posso servir um vizinho distante em detrimento do meu vizinho mais próximo. Não é algo vingativo ou punitivo, e de nenhuma maneira me impede de comprar, de qualquer parte do mundo, o que eu necessitar. Apenas me recuso a comprar seja de quem for, por mais bonito ou barato que seja, um produto que interfira com o meu desenvolvimento ou que prejudique indiretamente aqueles que a Natureza fez com que fossem os meus mais chegados.” – Gandhi.

  • Swaraj – autogoverno – Gandhi trabalha este conceito de forma sofisticada, abrangendo as necessidades de fortalecimento político por parte de  uma nação, mas também o autogoverno das emoções e paixões por parte de cada indivíduo. Inclusive em 1909, Gandhi escreve “Hind Swaraj” (Autogoverno da Índia) que trabalha de forma especifica o conceito de Swaraj .

Além destes princípios, Gandhi se manifestava também por meio de jejuns e ações como a marcha contra o imposto do sal em 1930, ato de protesto contra a proibição imposta pelos britânicos da extração de sal na Índia colonial para que os mesmos consumissem apenas produtos industrializados.

 Em 1947 a Índia conquista sua independência. Mahatma Gandhi foi o único líder estadista do século XX que organizou uma grande revolução valendo-se apenas da palavra e da admiração do seu povo, não segurou armas nem comandou disparos.

Cronologia

• 1869 – Nascimeto de Gandhi e em Porbandar Índia
• 1888-1891 – Estudos de Direito em Londres
• 1893-1914 – Período em que vive na África do Sul
• 1920 – Luta pelo boicote aos produtos ingleses
• 1930 – Campanhas de desobediência civil
• 1947 – Independência da Índia
• 1948 – Gandhi é assassinado por um extremista hindu

Charge Gandhi e BBB

VEJA TAMBÉM.

A Conferência de Bandung e o Imperialismo

Diferenças entre Colonialismo e Neocolonialismo.

Gandhi e o movimento de resistência ao Imperialismo britânico.

O Imperialismo britânico e a Revolta dos Cipaios.

Uma canção de resistência e redenção da África.

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: