Renascimento comercial e urbano: CARACTERÍSTICAS

Renascimento comercial e urbano

OBS: clique nas imagens para amplia-las.

CONTEXTO

  • As cruzadas do século XI ao XIV
  • Baixa Idade Media do século XI ao XV
  • Os mercadores e o comércio intercontinental.

ITÁLIA a principal propagadora do Renascimento, motivos:

  • Detinha o controle do mar mediterrâneo, portanto:
  1. Exercia uma forte atividade comercial, consequentemente:
  2. Alcançava a prosperidade das cidades italianas, Roma, Veneza e Florença.
  • Forte presença da cultura e arte antiga (Greco-romana)
  • Financiamento dos mecenas (reis, príncipes papas, e burgueses).

CARACTERÍSTICAS ideológicas do Renascimento:

  • Racionalismo
  • Inspiração na cultura clássica (greco-romana)
  • Antropocentrismo
  • Otimismo e individualismo
  • Hedonismo
  • Humanismo (doutrina baseada no prazer como finalidade da vida)
  • Experimentalismo

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: