EDUCAÇÃO NO SECULO XXI, PARA NÓS QUE SOMOS MAIS QUE PENSADORES.

LIVRO PARA DOWNLOAD: Pedagogia da autonomia “Paulo Freire” clique aqui

Para nós que somos mais que pensadores da educação neste país, somos também executores seja em salas de aula ou em ambientes virtuais, torna-se indispensável que conheçamos um dos maiores teóricos e executores da educação brasileira. Paulo Freire rompe com conceitos educacionais do século XX à medida que sua obra aproxima o discente do docente, afastando a ideia de que o conhecimento é algo a ser transmitido de professor para aluno como se a educação fosse de mão única e o aluno sendo reduzido a uma folha em branco a ser preenchida, esta ideia esteve presente na educação ate final do século XX promovida por um sistema neoliberal reducionista no qual o objetivo é formar o aluno para o mercado de trabalho, inserindo-o ao ciclo de produção e consumo.

Freire em sua obra “Pedagogia da autonomia” faz uma análise dos meios pelo qual a educação seja promovida a uma atividade emancipadora estabelecendo um dialogo onde a produção de conhecimento seja de mão dupla, tanto entre docente para discente como também, discente para docente. Ou seja, o aluno não é uma folha em branco a ser preenchida, e a educação não é doença para que seja transmitida! Todo aluno trás com sigo informações de sua vida cotidiana, de acordo com Paulo Freire, o professor deve trabalhar com estas informações para promovê-las a um conhecimento verdadeiro, o qual deve ser o real motivo de uma educação para a humanidade de forma ampla.

Eu como professor atuante, acredito que os conceitos estabelecidos nesta grande obra rompem com as barreiras do físico e virtual, a educação do século XXI deve ser pensada a partir de conceitos explícitos na obra de Freire, humanizando, mesmo que distante, todas as relações estabelecidas no âmbito educacional. Por este motivo deixo aqui com vocês esta obra em PDF que pode ser lida diretamente ou impressa. Boa leitura, deleitem-se!

Douglas G. Fernandes.

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: