Diário de classe: A tecnologia como ferramenta de cidadania

Nas ultimas semanas a notícia de uma tímida, mas nada discreta aluna da escola municipal de Florianópolis, Santa Catarina, vem mexendo com a cabeça de cidadãos curiosos, professores, diretores, e teóricos da educação e cidadania deste país. Isadora Faber tem treze anos e mais de 300 mil fãs no Facebook. Em sua pagina virtual intitulada “Diário de classe” Isadora posta as condições precárias em que se encontra seu colégio, utilizando esta rede social alcançou melhorias em sua escola e o reconhecimento na mídia, com a repercussão nacional conquistou um alto numero de admiradores, e com os admiradores também cresce o numero daqueles que se incomodam com sua atitude a tal ponto de repreendê-la com Hostilidade e intimidação, como por exemplo, encaminhar a menina de treze anos para a delegacia de seu Estado, sem que tenha havido nenhuma medida Sócia Educativa por parte da escola descontente com as denuncias de Isadora.

O exemplo de cidadania por parte de Isadora Faber nos revela as possibilidades da utilização de tecnologias na construção de uma nova cultura, onde a participação cidadã tenha um verdadeiro respaldo na educação e demais setores que formam este país. A crescente utilização de redes sociais, blogs, vídeos, e uma infinidade de ferramentas online tem sido uma extensão política da representação popular, diminuindo a interferência e manipulação que sofrem as noticias pela mídia e ocultação de atitudes de corrupção e ou desleixo do patrimônio.

Ter a coragem de utilizar ferramentas virtuais como meio de protesto e movimentação popular é um fenômeno cada vez mais presente no século XXI. Por exemplo, a Primavera Árabe, uma onda revolucionaria de manifestações e protestos populares que teve início em 2010 no Oriente médio e norte da África. Eventos onde a articulação por meio de redes sociais foram propulsores de uma revolução política e cultural.

Douglas G. Fernandes

Qual é a sua opinião?

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: