O Fim Da URSS parte 2

Elemento fundamental da vitoria dos aliados na Segunda Guerra Mundial, lembrada pela corrida ao espaço na Guerra Fria e imprescindível ao desenvolvimento dos direitos trabalhistas do sec.XX.

A União Soviética foi  concretizada em 1922, teve seu estopim em 1917 pela Revolução Russa, liderada pelo Partido Comunista no qual o líder era Vladimir Lênin. Implantou o socialismo como política do país, idealizava construir um país onde o povo fosse o dirigente do progresso nacional. Lênin liderou o país ate sua morte em 1924 quando Josef Stalin assumiu o governo, elevou a Urss através de programas de industrialização e modernização em grande escala, estabeleceu uma economia planificada e converteu a Rússia agrícola em uma potencia industrial.

Veja também: O FIM DA U.R.S.S parte 01

Entretanto, a União Soviética também foi um dos países marcados pela sombra do autoritarismo, ditadura, corrupção e privação da liberdade socialr.

Máxima extensão do chamado Bloco Comunista no planeta.

Máxima extensão do Bloco Comunista no planeta.

Seu ultimo dirigente foi Mikhail Gorbatchov que assumiu em 1985. Em 1991, uma forte tensão foi gerada entre conservadores e reformistas. Com isso Gorbatchov deu autonomia às repúblicas, na tentativa de evitar uma guerra civil. Em setembro de 1991, o parlamento votou na dissolução da URSS, e em dezembro Iéltsin declara a independência da Rússia e a formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Estava assim extinta a URSS, e no dia 25 de dezembro Gorbatchov renunciou.

 D.G. Fernandes
 

 

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

  1. Sylvia

    Pelo amor de Deus… Basta lembrar quantas vítimas o comunismo fez nos países onde ele se instalou.
    Com uma promessa de um novo mundo, um novo homem que nunca chegou e nunca vai chegar é um regime desumano inventado por loucos.
    Tenha inveja de qualquer um que prospere e você começa a ser um bom comunista. Todos nós somos julgados pelos nossos méritos e não por querermos ser iguais aos outros.
    Aff

    • É verdade mas se pensarmos bem, nunca houve comunismo de fato. Ate mesmo porque o comunismo é a ultima instancia do socialismo e o socialismo sugere a socialização da riqueza ou seja, divisão de terras, queda da propriedade privada e planificação econômica. Socialismo é socializar a riqueza humana seja ela cultural e ou econômica, o que houve ate hoje foi a socialização da pobreza. Portanto ainda hoje não houve socialismo de fato. Uma coisa é o conceito de comunismo que é o grau mais elevado de humanidade, outra são os governos ditatoriais que deturparam o conceito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: