Teorias Políticas resumo

 OBS: para ver a imagem maior clique nela!

Autocracia (ditadura)

Descreve uma forma de governo caracterizada pela ênfase na autoridade do Estado em uma república ou união. É um sistema político controlado por legisladores não eleitos que usualmente permitem algum grau de liberdade individual.

Pode ser caracterizado pelo uso do abuso de poder e da autoridade,

manifestando-se da vida nacional onde um déspota ou ditador age sobre milhões de cidadãos.

É uma forma de governo na qual um único homem detém o poder supremo. Tal homem tem controlo absoluto em todos os níveis de governo sem o consentimento dos governados (cidadãos).

Anarquismo

Pode ser definido como uma doutrina (conjunto de princípios políticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Em resumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável.

O anarquismo é contrário a existência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado.

Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.

O movimento anarquista surgiu na metade do século XIX. Podemos dizer que um dos principais idealizadores do anarquismo foi o teórico Pierre-Joseph Proudhon, que escreveu a obra “Que é a propriedade?” (1840).

Os grandes rivais do séc.XX  capitalismo e  socialismo

Capitalismo e socialismo são dois tipos diferentes de sistema político-econômico, sendo que antes da queda da União Soviética, havia o mundo bipolar que contava com duas potências mundiais, a União Soviética representava a ideologia do socialismo e, os Estados Unidos representava o capitalismo, ambos apoiados por outros países que se identificavam com os sistemas. O capitalismo tem como principal intuito acumular capital (dinheiro) a partir do lucro tirado do trabalho alheio. Já o socialismo tem base voltada para a socialização dos meios de produção (ferramentas fabricas maquinas etc.), isto é, o bem comum presente na vida de todos e extinção da sociedade dividida em classes.

Diferenças entre o capitalismo e o socialismo:
-No capitalismo o estabelecimento do domínio parcial ou total de todos os meios de produção, independente do seguimento, como comércio, indústrias, fazendas e serviços é  produzido por iniciativa particular. No sistema socialista, o controle é realizado pelo estado.
-No capitalismo o controle do mercado é realizado pela livre competição e concorrência, enquanto no sistema socialista, há o monopólio por parte do estado.
-No capitalismo há existência de sociedade dividida em classes, a qual é composta por uma elite proprietária dos meios de produção e outra, formada pelos trabalhadores. Já no sistema político-econômico socialista, não existe diferenciação de classes, já que todos são donos dos meios de produção.

Douglas G.Fernandes

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: