Onze de setembro de 2001, já faz déz anos!

Exatamente hoje, 11 de setembro de 2011, completam dez anos do atentado terrorista que chocou o mundo e direcionou os olhares atentos para os Estados Unidos da América e seu opositor saudita, Osama Bin Laden.

 Longe de estarem recuperados do fantasma da destruição, os EUA recordam com tristeza o dia em que toda a Palestina comemoravam o sucesso do maior ataque terrorista de todos os tempos. O mundo ficou abalado, dividido, e o grupo terrorista, AL QAEDA, provou que os norte americanos não eram inatingíveis como eles pensavam.

Para muito além de tudo que está aparente, fica uma pergunta que nunca se quer foi posta em questão, a grande parte das pessoas se contentam com o que se pode ver, não se questionam o motivo de um terrorismo, de um atentado suicida e da comemoração de grande parte do oriente médio ao atentado.

O que é o terrorismo se não um pedido de socorro e atenção, olhem para mim, eles estão dizendo. Quando eu tenho que ser agressivo é porque este é meu único recurso! Ser humilhado, ter a cultura violada e ver seu povo subjugado leva uma nação a atos extremos.

Não nos contentamos com o discurso manipulado que encobre a verdade, dizer que o ataque ao worldtradecenter e ao pentágono foram atos de extremismo religioso é subestimar a capacidade critica de todo o povo ocidental. Não podemos defender um ato de extrema inaceitabilidade que é o terrorismo, mas, temos que tentar entender quais foram suas raízes na longa duração da história e quem acendeu o estopim da opressão e da tortura.

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: