Gandhi – filme dublado

Sinopse:
A história do líder político e espiritual da Índia, Mahatma Gandhi. No início do século 20, o advogado hindu Mohandas K. Gandhi (Ben Kingsley), abre mão de tudo em sua vida para defender a independência da Índia. Adotando a tática da resistência pacífica, ele leva seu povo a enfrentar o exército inglês com a ordem de não derramar uma gota de sangue.
Gandhi não governou nenhum país, mas conseguiu o que ninguém tinha conseguido antes: conduziu um país para a liberdade e foi a esperança de todo um povo. Este filme inesquecível recorda a personalidade de Gandhi, o homem do século. Esta obra-prima obteve nove Oscars em 1983, entre os quais o de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator e Melhor Argumento Original. O filme recria com todos os detalhes a vida de Gandhi, as suas idéias e o poder que alcançou. Com cenas tão espetaculares, como o massacre de Amristar, onde os britânicos dispararam contra 15000 homens, mulheres e crianças, e a incrível marcha para o mar em que Gandhi arrastou milhares de compatriotas para demonstrar que o sal do mar pertencia a todos e que não era de uso exclusivo dos britânicos. Uma obra-prima, um olhar sobre o coração e a alma de um homem cuja vitória mudou o mundo para sempre. 

Conteúdo:        Imperialismo (Inglaterra e Índia séc. XX)

Índia, Revolta dos Cipaios, Gandhi e Imperialismo Britânico

A Índia foi mais um país afetado pelo Imperialismo Britânico, que impôs através da formalidade o domínio militar e cultural através da justificativa do Darwinismo Social e do Eurocentrismo (Europa como centro do mundo e cultura superior às outras).

Com o fim de acabar com o imperialismo britânico na Índia a população fez a Revolta dos Cipaios, em que nacionalistas indianos apoiados pela população local e pelo exército da Índia reivindicavam o direito indiano à liberdade. Mas a revolta foi sufocada pela Inglaterra. Mais tarde, Mahatma Gandhi  propôs uma luta sem armas e sem sangue derramado através do boicote de varios produtos ingleses.

A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim queremos.
Mohandas K. Gandhi 1869-1948

em manutenção

 

Clique aqui, para assistir o filme online.

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

Um Comentário

  1. Opa Doug!

    Ótimo post man!

    Uma excelente indicação para quem quer conhecer um pouquinho sobre a trajetória de Gandhi.

    E um ótimo “start” para se discutir a “emancipação” política da Índia.

    Isto é, será que hoje, a Índia está livre das amarras do imperialismo britânico?

    Abraço, camarada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: