A Índia multifacetada.

A Índia multifacetada.

A índia é um país de divisões e subdivisões sociais, conquistada por ela mesma em suas infinidades de Índias que existem em uma só, uma pluralidade seccionada em aldeias e castas distintas e antagônicas entre si. Regulada por um sistema religioso, que sustenta a unidade fundamental mantenedora da diversidade desigual, que tem sua base a partir de um texto de mais de dois mil anos que classifica os grupos sociais segundo sua pureza ritual obedecendo ao hinduísmo atribuído ao legislador Manu. Essa hierarquia social que atravessou os séculos mantém mais de um sexto da população da Índia em posição de opressão e miséria. Proporcionado pela noção hierarquizada do bem social por uma ideologia de legitima subjugação e despotismo por camadas hereditárias, impede que a grande massa questione o porquê de sua posição, lhes cabe o serviço braçal considerado impuro pelas castas superiores que lhes paga com um punhado de arroz por dia ou às vezes menos.

Do nascimento a morte, todo individuo pertence a uma determinada ordem reguladora da hierarquia social, uma construção ideológica discriminatória que garante o monopólio cultural, social, político e econômico nas mãos dos hereditários do poder.

Esta divisão entre castas e sub-castas, unifica e reconhece a Índia em um sistema religioso em comum, que alimenta o sistema econômico e reforça o tradicionalismo cultural da Índia. Uma índia que não se reconhece enquanto nação, por causa da violação de seus direitos e de não reconhecimento de seus semelhantes, tornando-a frágil contra invasões externas e muitas vezes voltando contra ela própria.

Douglas G. Fernandes

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: