expedição nas terras dos maias

No final desse ano de 2010 a expedição, odisséia na terra dos maias, terá sua trajetória percorrida pelo México, Guatemala, Belize e Honduras, a expedição acontecera provavelmente no começo de dezembro e se propagara por todo o mês de janeiro de 2011 e tem como objetivo, trilhar o caminho do declínio Maia para tentar encontrar a real causa de seu súbito desaparecimento, quando houve o êxodo para as terras ao norte, culminando no fim de toda uma civilização.

A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, notável por sua língua escrita (único sistema de escrita do novo mundo pré-colombiano que podia representar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito no velho mundo), pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. Inicialmente estabelecidas durante o Período pré-clássico (2000 a.C. a 250 d.C.), muitas cidades maias atingiram o seu mais elevado estado de desenvolvimento durante o Período clássico (250 d.C. a 900 d.C.), continuando a se desenvolver durante todo o período pós-clássico, até a chegada dos espanhóis. No seu auge, era uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas sociedades do mundo.

video de divulgação da expedição.

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

  1. Renata

    Muito bom saber que um profissional tão competente quanto o Prof. Marcelo Lambert irá nos representar nessa expedição, ele vai realizar o sonho de muitos brasileiros.
    Sou historiadora e acompanho o trabalho do Prof. Marcelo Lambert pela mídia e assisti uma palestra dele em uma Universidade Federal e fiquei extremamente envolvida pela temática e hoje pesquiso o assunto.
    Nos profissionais da área devemos muito ao Prof., pois ele esta abrindo um espaço enorme para a pesquisa no Brasil

    Renata

  2. Marcos

    Grande Prof. Marcelo Lambert, gostaria de conhece-lo pessoalmente, gostaria de solicitar ao blog de divulgasse a agenda de palestras dos Prof. para eu ir.
    Acompanho o trabalho do prof. pela midia, e sou seu fã.

    Um grande profissional.

    Marcos

  3. Terezinha

    Ótima informação essa expedição vai nos representar, assisti o Prof. no programa do Ronnie e ouvi uma entrevista na rádio Gazeta, ele realmente é muito competente.

    Parabéns ao blog pela divulgação

  4. Teca

    Parabéns ao blog por divulgar trabalho tão maravilhoso, gostaria de ressaltar o meu profundo respeito pelo trabalho do Prof. Marcelo Lambert, pois o espaço que ele esta conquistando é fundamental para pesquisa em nosso país.
    Viva nossa América Latina

    Teca Medeiros

  5. Mario

    Parabéns para o blog, pela divulgação do trabalho do Prof. Marcelo Lambert, eu não o conheço pessoalmente, mas acompanho o seu trabalho pela midia, realmente muito esclarecedor.
    Se o dono do blog o conhece mande um grande abraço, parabéns e muito sucesso na expedição para o mundo maia.

    Sou Engenheiro civil mas estudo muito a Civilização Maia, principalmente a matemática.

    Fica aqui o meu respeito a esse historiador.

    Mário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: