AÇÃO DIRETA – atividade no sangue

caderno_socialEm vista do crescente descaso exercido pelo nosso governo, ou seja, pelo conceito universal de governo. Tem surgido a necessidade de se resgatar e popularizar um conceito da filosofia anarquista, o conceito da “ação direta”. Este conceito nascido no âmago de um período despótico e repressivo erigido pela política capitalista. Parafraseando Túlio Costa, diz respeito à posição que o individuo deve ter perante a sociedade, isso quer dizer simplesmente aceitar a responsabilidade com todas as consequências, sem delegá-las a um terceiro.

Este conceito foi definido por um teórico simpatizante, Rudolf De Long. A ação direta é um conceito de maturidade frente a uma posição infantil, pela qual o homem desiste de suas responsabilidades e as delegam a outros, a seus representantes, abstendo-se de fazer e pensar por sua própria conta e risco.

 Fazer o que tem de fazer ele mesmo, nunca como um individuo solitário, mas como um participante consciente de uma unidade social.

Na comunidade ou fora dela, alguém só pode ser livre se os outros também forem.

De acordo com o IBGE, as ONGs (organização não governamental)  vem crescendo nos últimos anos, demonstrando o descaso e ineficácia de nosso governo. Desta maneira demonstrando que o homem pode se organizar para um bem coletivo sem a intervenção governamental, intervenção esta que muitas vezes se interpõe para simplesmente demonstrar autoridade e não visa um bem coletivo.

 Fonte: TULIO, Caio costa-o que é anarquismo, edit brasiliense

Anúncios

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: