Periodização histórica clássica.

Apesar das divergências, convencionou-se  que a periodização clássica ocidental seria a mais comumente usada para dividir e recortar a história em períodos distintos. Esta periodização serve para que os estudiosos possam  localizar os acontecimento no tempo de acordo com as predominâncias politico-econômicas.

 

Mesmo havendo um consenso ao utilizar esta linha cronológica, este consenso não é absoluto contendo várias criticas. Tais como:

  • o advento da escrita ocorreu em diferentes períodos em diferentes culturas, tornando imprecisa uma comparação puramente cronológica, por exemplo, entre as culturas do Crescente Fértil com as diferentes culturas pré-Colombianas;
  • as mudanças ocorridas entre períodos registraram-se gradualmente, e em velocidades variáveis conforme as culturas/regiões, como por exemplo, o fim de um modo de produção como o feudalismo.
  • Mesmo nesta periodização há críticas sobre quais seriam os marcos para o fim e começo dos períodos; assim, alguns autores assinalam o fim da Antiguidade em 395, como Joaquim Silva e J. B. Damasco Penna, informando que “há historiadores que preferem considerar o fim da Antiguidade em 476…“; estes autores colocam o fim da Idade Média em 1453, ano da queda de Constantinopla, enquanto “nem por todos é aceita; alguns colocam o fim da Idade Média em 1492, data do descobrimento da América“. Já para a Era Contemporânea, trazem que “também há críticas de historiadores, vários dos quais entendem que a História Contemporânea começa realmente em 1914, início da Primeira Guerra Mundial…
About these ads

Sobre Douglas G. Fernandes

Professor de História graduado pela UNIMESP e Filosofia graduando pela UNIFESP. Autor do Portal Alexandria.

Um comentário

  1. Pingback: Crescente Fértil e o Modo de Produção Asiático « Portal Alexandria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: